sábado, 24 de julho de 2010

OS 5'Rs DA RECICLAGEM


Quando se fala de resíduos sólidos, ou seja, de lixo, existem as dicas dos R’s. Alguns materiais falam em 3 R’s, já outros  em 4R’s e outros em 5 R’s, afinal qual utilizar?

Antes de decidir qual conceito de R’s se aplica ao seu caso, primeiro é necessário saber o que em geral eles querem dizer:

3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

4 R’s: Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Reintegrar.

5 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recuperar.

O primeiro conceito inventado e atualmente o mais utilizado é os 3 R’s. Já o conceito de 4 R’s está ligado a gestão dos resíduos, conforme demonstra a seguinte figura:




Os 4 R's: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar.


Reciclar: Mandar o produto de volta para o processamento após sua utilização, exemplo: latinha de alumínio volta para a indústria de latinhas;

Reutilizar: Após o uso, reutilizar o produto para outro fim, exemplo: pegar um pote de vidro vazio e usar para guardar moedas;

Reintegrar: Reintegrar o produto a natureza, ou seja, transformá-lo novamente em um recurso natural, exemplo: compostagem de resíduos orgânicos para fazer húmus e adubo.

Já o conceito de 5 R’s foi adaptado para favorecer processos de Educação Ambiental, pois é um conceito mais prático e mais aplicável no nosso dia a dia como consumidores.

Os 5 R's são ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo para com a qualidade de vida das próximas gerações. Se você já pratica alguma delas, lembre-se que é sempre possível disseminar e fazer mais.

REduzir o consumo desnecessário: e conseqüente geração de lixo é o passo inicial e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício. São inúmeros os exemplos da redução de resíduos, eis algumas sugestões: Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Leve sua sacola para as compras e adquira produtos a granel. Edite textos na tela do computador e, quando não for possível evitar a cópia ou a impressão, faça-as frente e verso.

REutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar os bens de consumo: significa ampliar a vida útil dos produtos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou concedendo-lhes nova personalidade ou uso, muito comum com as embalagens retornáveis , roupas e rascunhos. Você pode inventar produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho. Doe objetos que possam servir a outras pessoas.

REcuperar os materiais: as usinas de compostagem são unidades recuperadoras de matéria orgânica. Os catadores recuperam as sucatas antes delas virarem lixo.

 
REciclar materiais: devolver o material usado ao ciclo da produção poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enorme vantagens econômicas e ambientais. O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho. colabore implantando a coleta seletiva em sua casa ou condomínio. Cada item reciclado significa menos consumo de água, energia elétrica e matéria-prima, e desflorestamentos de uma forma geral.
 
REpensar os hábitos de consumo e descarte: é rever os nossos gastos e hábitos, o nosso estilo de vida e o nosso consumismo. Pense na real necessidade da compra determinado produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, por exemplo. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Utilize também produtos de limpeza biodegradáveis. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). E prefira embalagens de papel e papelão. Mude seus hábitos de consumo e descarte. Pois é preciso desmistificar igualmente a ação de “jogar fora”, porque na maior parte dos casos, o “fora” não existe.
 
Ao colocarmos em prática os 5R's estamos minimizando os impactos no meio ambiente. Propiciando assim, uma melhoria na qualidade de vida e consequentemente colaborando para salvar o planeta TERRA!
 

12 comentários:

  1. valeu por esse site maneiro

    ResponderExcluir
  2. eu amei os 5rs eles irao fazer a diferença na conscientizaçao da grande meioria da populaçao para mim ja serviu como uma edeucaçao ao meio ambiente obrigada....

    ResponderExcluir
  3. Poooooh, Gooostý ,

    Olha Meeu Blog Taambém :

    http://diariodocheetos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. muito bom gostei vai me ajudar no meu trabalho

    ResponderExcluir
  5. DEVERIA TER RECUSAR E RECRIAR.

    ResponderExcluir
  6. tinha q ter recusar neh

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. esta otimo as respostas mais o qui ta no saite e os 5 rs da reciclagem e ai tava os 5 mais nao estava esplicando eles

    ResponderExcluir
  9. Olha o meu blog de sustentabilidade :

    http://projetoterranova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir