sábado, 24 de julho de 2010

OS 5'Rs DA RECICLAGEM


Quando se fala de resíduos sólidos, ou seja, de lixo, existem as dicas dos R’s. Alguns materiais falam em 3 R’s, já outros  em 4R’s e outros em 5 R’s, afinal qual utilizar?

Antes de decidir qual conceito de R’s se aplica ao seu caso, primeiro é necessário saber o que em geral eles querem dizer:

3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

4 R’s: Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Reintegrar.

5 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recuperar.

O primeiro conceito inventado e atualmente o mais utilizado é os 3 R’s. Já o conceito de 4 R’s está ligado a gestão dos resíduos, conforme demonstra a seguinte figura:




Os 4 R's: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar.


Reciclar: Mandar o produto de volta para o processamento após sua utilização, exemplo: latinha de alumínio volta para a indústria de latinhas;

Reutilizar: Após o uso, reutilizar o produto para outro fim, exemplo: pegar um pote de vidro vazio e usar para guardar moedas;

Reintegrar: Reintegrar o produto a natureza, ou seja, transformá-lo novamente em um recurso natural, exemplo: compostagem de resíduos orgânicos para fazer húmus e adubo.

Já o conceito de 5 R’s foi adaptado para favorecer processos de Educação Ambiental, pois é um conceito mais prático e mais aplicável no nosso dia a dia como consumidores.

Os 5 R's são ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo para com a qualidade de vida das próximas gerações. Se você já pratica alguma delas, lembre-se que é sempre possível disseminar e fazer mais.

REduzir o consumo desnecessário: e conseqüente geração de lixo é o passo inicial e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício. São inúmeros os exemplos da redução de resíduos, eis algumas sugestões: Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Leve sua sacola para as compras e adquira produtos a granel. Edite textos na tela do computador e, quando não for possível evitar a cópia ou a impressão, faça-as frente e verso.

REutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar os bens de consumo: significa ampliar a vida útil dos produtos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou concedendo-lhes nova personalidade ou uso, muito comum com as embalagens retornáveis , roupas e rascunhos. Você pode inventar produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho. Doe objetos que possam servir a outras pessoas.

REcuperar os materiais: as usinas de compostagem são unidades recuperadoras de matéria orgânica. Os catadores recuperam as sucatas antes delas virarem lixo.

 
REciclar materiais: devolver o material usado ao ciclo da produção poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enorme vantagens econômicas e ambientais. O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho. colabore implantando a coleta seletiva em sua casa ou condomínio. Cada item reciclado significa menos consumo de água, energia elétrica e matéria-prima, e desflorestamentos de uma forma geral.
 
REpensar os hábitos de consumo e descarte: é rever os nossos gastos e hábitos, o nosso estilo de vida e o nosso consumismo. Pense na real necessidade da compra determinado produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, por exemplo. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Utilize também produtos de limpeza biodegradáveis. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). E prefira embalagens de papel e papelão. Mude seus hábitos de consumo e descarte. Pois é preciso desmistificar igualmente a ação de “jogar fora”, porque na maior parte dos casos, o “fora” não existe.
 
Ao colocarmos em prática os 5R's estamos minimizando os impactos no meio ambiente. Propiciando assim, uma melhoria na qualidade de vida e consequentemente colaborando para salvar o planeta TERRA!
 

14 comentários:

  1. valeu por esse site maneiro

    ResponderExcluir
  2. eu amei os 5rs eles irao fazer a diferença na conscientizaçao da grande meioria da populaçao para mim ja serviu como uma edeucaçao ao meio ambiente obrigada....

    ResponderExcluir
  3. Poooooh, Gooostý ,

    Olha Meeu Blog Taambém :

    http://diariodocheetos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. muito bom gostei vai me ajudar no meu trabalho

    ResponderExcluir
  5. DEVERIA TER RECUSAR E RECRIAR.

    ResponderExcluir
  6. tinha q ter recusar neh

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. esta otimo as respostas mais o qui ta no saite e os 5 rs da reciclagem e ai tava os 5 mais nao estava esplicando eles

    ResponderExcluir
  9. Olha o meu blog de sustentabilidade :

    http://projetoterranova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou aqui para compartilhar meu testemunho do que uma boa empresa de empréstimo confiável fez por mim. Meu nome é Nikita Tanya, do russo e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar obter um empréstimo, que era tão difícil para mim e meus filhos. Fui on-line para procurar um empréstimo. perdi até um dia fiel quando conheci esse meu amigo que recentemente garantiu um empréstimo a um homem muito honesto, Sr. Benjamin. Ela me apresentou a esse honesto oficial de empréstimos, Sr. Benjamin, que me ajudou a obter um empréstimo dentro de cinco dias úteis. Serei eternamente grato ao Sr. Benjamin por me ajudar a voltar a funcionar novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin via e-mail: lfdsloans@outlook.com eles não sabem que eu estou fazendo isso por eles, mas eu preciso fazer isso porque muitas pessoas estão por aí que precisam de assistência com empréstimos, por favor, venha para esse homem honesto e você também pode se salvar .WhatsApp: (+ 1 989-394-3740)

    ResponderExcluir
  11. Somos da JZ MAGAZINE, gostaríamos de nos apresentar. Estamos localizados em Campinas-SP. Trabalhamos com utilidades domesticas, ferramentas, roupas masculinas e femininas, artigos de papelaria

    Ou seja, temos um pouquinho de tudo, e gostaríamos de convidar você para conhecer o nosso site, o www.jzmagazine.com.br. Vendemos tanto para pessoa física como juridica

    O site só é acessado por computador, não é acessado por celular. Mesmo porque pelo computador o site aparece por completo, as telas de forma completa, e pelo celular aparece pela metade. Esperamos que gostem dos nossos produtos. Se tiver alguma dúvida pode ligar também no Fone: (19) 3272 8464- Campinas-SP

    Agradecemos desde já a sua atenção

    JZ MAGAZINE
    www.jzmagazine.com.br


    ResponderExcluir